terça-feira, 7 de maio de 2013

Empadão de pescada e couve flor

Um empadão que se pode fazer com outro peixe ou outros legumes, só é mesmo preciso amor.


Ingredientes

- 2 lombos de pescada
- 1 cebola
- 1 alho
- 1 cenoura grande
- 4 batatas grandes
- 1/2 couve flor
- vinho branco
- leite
- manteiga
- azeite
- pimenta
- sal
- 1 ramo de salsa


Preparação

Comece por cozer as batatas em água temperada com sal. Entretanto pique a cebola, o alho e a salsa e rale a cenoura e disponha na frigideira, regue com um pouco de azeite e leve ao lume. Desfie grosseiramente os lombos de pescada e adicione na frigideira. Tempere com uma pitada de pimenta e sal a gosto, regue com um pouco de vinho branco tape e deixe refogar para cozinhar o peixe (caso ache necessário acrescente ainda um pouco de água).
Coloque a couve flor a cozer em água temperada com sal (não deixe cozinhar em demasia pois fica com um gosto amargo e liberta um cheiro desagradável).
Quando as batatas estiverem cozidas escorra e coloque num recipiente, junte-lhe 1 colher de sobremesa de manteiga e cerca de 3 colheres de sopa de leite e pise grosseiramente com a ajuda dum garfo até formar um puré grosso (dependendo do tipo de batata a quantidade de manteiga e leite pode variar pelo que sugiro que vá acrescentando aos poucos até ter a consistência desejada).
Disponha uma camada de puré num tabuleiro de ir ao forno (reserve apenas um pouco para cobrir), cubra com o refogado do peixe e uma camada de couve flor cortada finamente. Por fim cubra com o restante puré de batata e  leve ao forno a alourar.






Sem comentários:

Enviar um comentário