terça-feira, 21 de maio de 2013

Batatas gratinadas

Hoje deixo uma experiência especial de  batatas gratinadas, na tentativa de fazer uma versão das "pommes de terre" típicas dos restaurantes franceses, mas à nossa moda.
Estas batatas gratinadas serviram de acompanhamento a um salmão.

Ingredientes (2 pessoas)

- 4 batatas médias
- 4 colheres de sopa de fromage frais
- 200 ml leite de soja
- 40 gr queijo parmesão
- ervas de provence
- sal
- azeite



Preparação

Comece por descascar as batatas e cortar em rodelas bem finas. Coloque numa panela, tempere de sal e cubra com água. Leve ao lume até levantar fervura e deixe cozer por mais 3 minutos (não se pretende que as batatas fiquem completamente cozidas).
Escorra bem as batatas e disponha  uma camada das mesmas num recipiente refractário. Barre com 2 colheres do fromage frais e polvilhe com um pouco do queijo parmesão e ervas de provence. Coloque em camada as restantes batatas, volte a barrar com o fromage frais e a polvilhar com as ervas e o restante queijo parmesão. Regue com um pouco de azeite, cubra as batatas com o leite de soja e leve ao forno a gratinar por cerca de 30 minutos.

Sirva a acompanhar um salmão temperado com sal, pimenta, alho e leite, cozinhado na wok com um fio de azeite (cerca de 5 minutos de cada lado) e feijão verde  cozido em água abundante temperada de sal, com um fio de azeite e um alho picado.


Inspiração daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário