sexta-feira, 14 de junho de 2013

Polvo à lagareiro (à minha moda)

Como sempre, gosto de abreviar as receitas, por isso, embora não seja o Polvo à Lagareiro convencional esta receita é uma boa substituta para o dia a dia.

Ingredientes

- 1 polvo congelado (1,5 kg)
- 6 batatas pequenas
- 1 ramo de salsa
- 3 alhos
- 1 cebola
- pimenta
- 1 folha de louro
- sal
- azeite


Preparação

Coloque o polvo congelado na panela de pressão, a cebola inteira descascada e a folha de louro. Adicione 1/2 litro de água e tempere com sal e pimenta moída. Leve a cozer na panela de pressão e quando começar a rodar a válvula deixe cozer por cerca de 20 minutos. Desligue o lume e deixe sair a pressão antes de abrir a panela (se estiver com pressa coloque a panela debaixo de água corrente (fria) e vá levantando lentamente a válvula para ajudar a sair todo o vapor, mas cuidado para não se queimar).
Escorra o polvo e retire as peles vermelhas do polvo maiores que ficam soltas durante a cozedura e verifique se está perfeitamente limpo (normalmente o congelado já vem limpo).

Entretanto, lave bem as batatas e dê-lhe um golpe e leve ao lume a cozer com casaca em água temperada de sal e retire do lume quando estiverem quase cozinhadas (não deixe cozer demais para não se partirem). Escorra as batatas e com ajuda de uma colher achate um pouco cada uma das batatas.

Pique então os alhos para um tabuleiro refractário,  disponha o polvo inteiro no meio do tabuleiro e as batatas à volta.
Regue generosamente com azeite, coloque umas pedrinhas de sal (muito pouco) e a salsa picada e leve ao forno pré-aquecido a alourar.

Sem comentários:

Enviar um comentário